segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Sintonizando com Crianças 2: explicando como será o curso

ENCONTRO INTRODUTORIO AO WORKSHOP SINTONIZANDO COM CRIANCAS 


Para facilitar a aprendizagem das pessoas inscritas no curso Sintonizando com Crianças 2 que não participaram do workshop 1, Alê Duarte ministrou uma aula especial, no último dia 15 de outubro. Ele explicou que um dos objetivos do próximo programa será conseguir um maior controle sobre a imprevisibilidade da criança.


Ele contou aos presentes que começou a trabalhar com crianças em 1989, como professor de Educação Física. Depois estudou Rolfing e Experiência Somática e acabou criando sua própria metodologia:
- Observando o  mecanismo do corpo, que reage no esquema luta-fuga-congelamento e que se manifesta nas sensações, na fala, no corpo, fui buscando respostas para o que completaria este ciclo. E foi trabalhando com crianças que fui encontrando as respostas - falou.


Ale explicou as cinco fases do processo de autorregulação do Sistema Nervoso Autônomo - base do trabalho que desenvolve: 1) Assentamento, 2) Prontidão, 3) Ação, 4) Interação, 5) Integração.

Ale ressaltou que, para os professores, conhecer essas cinco fases  é uma forma de entender melhor os alunos. Identificar a fase em que cada um está facilita a relação e o aprendizado, e ajuda a fazer com que cada criança cresça como pessoa.



Ale Duarte compartilhou algumas de suas experiências com emoção, a cerca de quinze pessoas que acompanharam, atentas, os ensinamentos transmitidos.


Para Elaine Meneguci, professora da 5ª série da  Escola Municipal Edmundo Bittencourt, em Benfica, a metodologia, mais do que importante, é fundamental:

- Fiquei encantada com tudo o que aprendi aqui. Todos nós professores precisamos desenvolver esse olhar diferenciado. Como seria maravilhoso se esse trabalho fosse levado a todas as escolas. As crianças seriam mais valorizadas, cresceriam muito mais como pessoas e seriam mais felizes. Conclui


Se você quiser participar do próximo curso que será realizado de 30/10 a 02/11, entre em contato com Fátima Boucinhas (21) 2535 2997 ou Maddalena Beltrame (21) 98852-3966.

Nenhum comentário:

Postar um comentário